Bem-Vindo à Faculdade Alphaville

Mensalidades

a partir de:

R$147,00

INSCREVA-SE


O senso de cidadania e a consciência de inclusão social se desenvolveu a passos largos nas duas últimas décadas. A Lei de Acessibilidade nº 10.098, promulgada em 19/12/2000, foi um importante marco para a eclosão desta nova consciência. Desde então, a sociedade brasileira vem trabalhando para incluir, nos vários segmentos do setor produtivo, os portadores de necessidades especiais. Mais recentemente, outros aparatos legais vieram em socorro das minorias étnicas. A educação, mais do que qualquer outra ciência, tem por missão abarcar este processo de mudança cultural a partir das diretrizes e práticas educacionais em todos os níveis de ensino. Atualmente, o exercício da docência e das atividades pedagógicas não podem ignorar os princípios e fundamentos da educação inclusiva e da diversidade. Todo e qualquer profissional que atue nessa área precisa absorver esses conhecimentos e internalizar os pilares da inclusão e da diversidade em suas práticas de ensino. Por isto, o curso de pós-graduação lato-sensu em Educação Inclusiva e Diversidade é tão importante para esses profissionais, abordando temas relevantes para a conscientização do educador e sua formação enquanto multiplicador desta nova consciência.


OBJETIVO

O curso de especialização lato-sensu em Educação Inclusiva e Diversidade vai preparar você para ser um agente de transformação da consciência de inclusão e da diversidade étnica, cultural, religiosa e de orientação sexual, assumindo um importante papel na disseminação do respeito às diferenças. O curso aborda temas transversais e específicos da área de educação, tais como o estudo dos transtornos psiquiátricos e da aprendizagem, educação das relações étnico-raciais, políticas públicas de educação e a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

PÚBLICO ALVO

Se você é graduado em qualquer área, poderá cursar a pós-graduação lato-sensu em Educação Inclusiva e Diversidade, um curso indicado para quem trabalha na área de educação ou em licenciatura de qualquer matéria escolar no campo da educação infantil, EJA (educação de jovens e adultos), ensino fundamental, médio e superior. Este curso não exige pré-requisitos em termos de conhecimentos técnicos.


Baixar grade curricular completa

Conteúdo
  • 01 Introdução ao EAD O EAD é uma realidade que a cada dia se expande, e o mais importante é entender "Como estudar no EAD", nesta disciplina você aprenderá os princípios básicos de uma educação a distância efetiva. Também aprenderá: Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
  • 02 Pensamento Científico Você sabia que em um contexto marcado por rápidas mudanças conceituais, teóricas e tecnológicas, o estudante de graduação deve ser capaz de produzir conhecimento relevante. Atualmente, as complexidades da nossa sociedade, as quais se refletem no cotidiano acadêmico, demandam profissionais que estejam capacitados a ler, compreender, questionar e intervir neste contexto, e o instrumento mais adequado para isso são os projetos de pesquisa ou projetos de intervenção. Ao ingressar na universidade você passa a conhecer o mundo da ciência. Aos poucos você passa de receptor desse conhecimento a produtor dele, por meio da pesquisa científica. Porém, ao realizar a atividade da pesquisa científica é necessário que você se aproprie de algumas definições e seja instrumentalizado para tal. Frente a essa afirmação, neste curso estudaremos juntos sobre o significado do conhecimento, os tipos de conhecimento, a importância da ciência e do conhecimento científico, os métodos científicos e a ética na pesquisa. Por ser uma obra pensada e desenvolvida para a educação à distância, possibilita a você uma experiência singular de imersão individualizada em um conteúdo rico em possibilidades de aprendizagem.
  • 03 Política Pública em Educação. Neste curso, abordaremos o tema "sistema educacional brasileiro". Dissertaremos, a priori, o conceito de "sistemas", com o objetivo de fazer você entender do que ele se trata e como o sistema educacional brasileiro está inserido neste contexto. Veremos, também, todo o histórico do sistema educacional brasileiro, seus avanços e retrocessos, e toda a legislação, a qual passou por mudanças e transformações ao longo dos séculos. Além disso, veremos os princípios da educação que permeiam este sistema, suas principais características, e as ideias sobre as características dos sistemas educacionais que, hoje, são bem-sucedidos.
  • 04 Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem Você sabia que os transtornos e distúrbios de aprendizagem tem sido uma área muito estudada por educadores, professores e psicólogos? Além de outras áreas das ciências humanas? Isso tem ocorrido devido às transformações e necessidades atuais. Transformações no que diz respeito ao entendimento que as pessoas são diferentes uma das outras. Necessidades que implicam em dar voz e vez às pessoas com transtornos e distúrbios. Todas as pessoas têm suas potencialidades de formas diferentes, sua diferença deve ser respeitada. Mas, para isso, precisamos entender como se processa a vida, o conhecimento, as possibilidades de avanço que as pessoas têm. Precisamos entender, nesta perspectiva, o que é a aprendizagem, como se caracterizam esses transtornos/ distúrbios e os princípios de inclusão dessas pessoas na sociedade.
  • 05 Transtornos Psiquiátricos na Infânica e Adolescência Você sabia que a área de transtornos psiquiátricos possui uma das maiores demandas na educação e na saúde? Por isso aprimorar o conhecimento em Transtornos psiquiátricos auxilia tanto o profissional de saúde como o de educação na sua prática profissional. A prevalência de transtornos psiquiátricos na infância e adolescência tem aumentado e isso eleva a demanda por atendimentos especializados. Identificar os primeiros sintomas precocemente é fundamental para o tratamento adequado e para evitar o agravamento do quadro.
  • 06 Libras Você sabia que somente em 2002 a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi oficializada legalmente no Brasil como meio de comunicação e expressão da pessoa como deficiência auditiva e/ou surda? Por isso, a discussão sobre inclusão dessa modalidade linguística no currículo das escolas públicas tem ganhado força e avança cada vez mais rumo à garantia de direitos para esse grupo na sociedade. Dessa forma, é necessário dialogarmos sobre os acontecimentos que antecederam o surgimento dessa Lei. Nesta unidade você poderá trilhar caminhos que perpassam o conceito de inclusão, identificar os meandros da história da educação dos surdos no Brasil, conhecer as legislações pertinentes da Libras e refletir sobre a inserção da pessoa surda na escola regular. Ao longo desta unidade letiva você vai mergulhar neste universo!
  • 07 Educação Das Relações Étnico-raciais Você estudará nesta unidade acerca da diversidade cultural como característica da nossa formação humana e nacional e o discurso pedagógico da diversidade, especialmente no ambiente escolar. Além disso, veremos sobre a educação a partir dos conceitos de etnia e raça, sobretudo na realidade brasileira. E ainda, analisaremos os fundamentos legais da educação das relações étnico-raciais.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.